Filhos das Minas Gerais, Rubinho do Vale e Sol Bueno cantam suas origens no “Viola de Feira”
De um lado um violeiro de mão cheia vindo do Vale de Jequitinhonha, do outro uma violeira que vibra poesia do Vale do Paraopeba, cantando e tocando suas vivências, compartilhando no projeto “Viola de Feira” os acordes de seus violões que já rodaram Brasil afora.
No dia 26 de outubro, a programação do “Viola de Feira” apresenta Rubinho do Vale e Sol Bueno no Centro Cultural Padre Eustáquio, com realização da Picuá Produções Artísticas Ltda, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed – BH.
Sol Bueno vive aos pés da Serra da Moeda, no Vale do Paraopeba, e sua música expressa suas origens, os povos habitantes do cerrado e o meio ambiente em que vive. Seus trabalhos são carregados de interlocução poética unida a sonoridades contemporâneas e étnicas que expressam suas raízes, reflexões sobre ecologia profunda e bem viver.
Cantor e compositor, Rubinho do Vale tem 40 anos de carreira. Se destacou em diversos festivais pelo Brasil e gravou 23 discos durante toda a sua caminhada. Sua música é compartilhada com adultos e crianças, por meio de trabalhos dedicados ao público infantil e que são trabalhados em muitas escolas brasileiras.
Rubinho é conhecido por cantar a sua terra, o Vale do Jequitinhonha, fazendo da sua música um retrato do país. Inspirado na cultura popular, passeia pela rica diversidade de ritmos e estilos do cancioneiro brasileiro.
Sobre o “Viola de Feira”
Idealizado pelo violeiro Wilson Dias, a série de apresentações “Viola de Feira” é um projeto que está em sua 8ª edição e é dedicado à preservação da cultura e tradição violeira, uma iniciativa que busca manter conexões aquecidas e resgatar música, família e tradição. Em 2024 serão realizadas cinco apresentações em centros culturais da capital mineira.
Serviço
Viola de Feira – Rubinho do Vale e Sol Bueno
Dia 26/10 – 11 horas
Centro Cultural Padre Eustáquio, Rua Jacutinga, 550 – Bairro Padre Eustáquio
Acesso gratuito
Próximas apresentações
23/11 – Levi Ramiro e Trio Caipira Paulista [Centro de Referência da Cultura Popular e
Tradicional Lagoa do Nado]
21/12 – João Arruda e Duo Inteiro a Dois com Pedro Gomes e Mariah
Carneiro [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]
25/01 – Wilson Dias e Dário Marques [Centro de Referência da Cultura Popular e
Tradicional Lagoa do Nado]