“Giro: Sons que Conectam” anuncia edição de dezembro com shows gratuitos, dia 29, com Fran Januário, Dé Lucas e Akin Zahin, prometem um show especial, direto do Quilombo dos Luízes, Regional Oeste, local que foi reconhecido como patrimônio cultural do município em 2017.
Com formação em música, Fran ganhou experiência artística durante turnê realizada pela Europa em 2018 com o projeto “Samba da Januário”, que será apresentado em Belo Horizonte, e, desde então, tem ultrapassado fronteiras e reunindo participações de nomes como Dona Elza, Carlinhos de Jesus e Mestre Santiago Reither. Natural de Belo Horizonte, Dé Lucas vai apresentar seu show autoral “Clarear”
. Nascido nas rodas de samba, o projeto vai mostrar a versatilidade e ousadia nas composições de Dé. O também mineiro, Akin Zahin, foi o escolhido a partir da mentoria de curadoria e produção cultural realizada pelo projeto com 12 jovens de BH e região metropolitana. O artista vem se destacando como uma das promessas mais empolgantes do R&B brasileiro e uma força crescente na arte e cultura de Minas Gerais. Em seu show, o artista convida o público a embarcar em uma jornada musical que reflete suas raízes e vivências, mesclando com maestria estilos como R&B, Funk, Hip-Hop, Samba e Pagode.
Para esta edição, o local escolhido tem um significado especial. Fundada no século XIX, antes mesmo da cidade de Belo Horizonte, a comunidade de Luízes, atual área do quilombo, reuniu ancestrais de Nova Lima que se juntaram a outro núcleo da família que já habitavam no local. A comunidade tem fortes raízes no matriarcado dos antepassados e práticas bastante ligadas à agricultura. Outra referência cultural importante dos Luízes está associada à valorização da estética negra, especialmente os cuidados com cabelo afro e suas formas de trançados.
Serviço – Shows Giro: Sons que Conectam
Fran Januário, Dé Lucas e Akin Zahin
Data: 29/12/2024
Local: Quilombo dos Luízes – Rua Arthur Ferrari, 101, bairro Grajaú – Belo Horizonte
Horário: 16h